sexta-feira, 5 de outubro de 2012

"Ou viver subindo, ou morrer".

Dom Bosco costumava dizer que todo jovem que adentra uma obra salesiana fora conduzido por N. Sra. Auxiliadora, demonstrando, assim que o amor materno da Mãe de Deus é um dos elementos presentes na educação de toda juventude salesiana. 
Assim, ao longo da história, muitos jovens tiveram como fonte de evangelização os Salesianos de Dom Bosco, os quais sempre os motivaram a buscar a santidade, mediante o seguimento de Cristo com uma fórmula bem simples, ensinada por Dom Bosco,a qual foi sintetizada em três palavras: alegria, piedade e estudo. Com isto, alguns jovens conseguiram trilhar os caminhos da santidade, dentre eles, destacamos o jovem ex-aluno salesiano, Alberto Marvelli.
A seguir, relataremos um pouco da história deste ilustre ex-aluno salesiano, o qual se encontra no rumo dos altares, haja vista sua beatificação pelo Papa João Paulo II, em 05 de setembro de 2004: 

Nascido em 21 de março de 1918, na cidade de Ferrara, Itália. Era o segundo de sete irmãos. Passou a frequentar o oratório salesiano, quando sua família se transferiu para Rimini, devido à transferência de seu pai por motivo de trabalho. Naquele tempo, contava com 13 (treze) anos. A disponibilidade era uma de suas virtudes, o que lhe propiciou o título de braço direito dos salesianos daquela localidade, sendo catequista e animador oratoriano.

Adotou como modelos de santidade: São Domingos Sávio e Pedro Jorge Frassari (beatificado por João Paulo II em 1990). Era um jovem robusto e de temperamento forte, tendo dentre suas qualidades, o prazer e amor pelos esportes. Em 1936, quando tinha 18 (dezoito) anos, foi eleito presidente da Ação Católica. Naquele mesmo ano, iniciou seus estudos universitários de Engenharia na Universidade de Bolonha. Participava ativamente da Federação dos Universitários Católicos Italianos. Em junho de 1942, concluiu seus estudos e começou a trabalhar na empresa Fiat na cidade de Turim.

Durante a Segunda Guerra Mundial foi um verdadeiro apóstolo entre os refugiados e pobres. Após o fim da referida guerra, com a entrada dos aliados em Rimini, foi nomeado engenheiro responsável pela Engenharia Civil do Secretariado da Habitação e Reconstrução. Seu slogan era: “Os pobres passem à frente, os outros podem esperar”.

Era cidadão comprometido politicamente, havendo aceito participar das eleições nas listas da Democracia Cristã. Tinha como pilares de sua vida cristã, a Eucaristia e a devoção a Nossa Senhora. Tendo como hábito a frequência diária a Eucaristia.

O seu retorno ao Pai Eterno se deu no dia 5 de outubro de 1946, após atropelamento por um caminhão militar. Tinha 28 (vinte e oito) anos. Assim, concluía-se a vida terrena deste jovem ex-aluno salesiano, cujo alcançou em sua jornada aquilo que Dom Bosco pedia a seus jovens: tornara-se um “bom cristão e honesto cidadão” com um coração salesiano. Ficou conhecido como o “Engenheiro daCaridade”.
Seu lema foi: “Ou viver subindo, ou morrer”.







 

José Lopes Lima Júnior
Ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Lustosa 
(Fortaleza – CE) e, atualmente noviço 
salesiano em Curitiba (PR).

Um comentário:

Deixe seu comentário...