quarta-feira, 24 de outubro de 2012

São Luís Guanella, o Servo da Caridade



São Luís Guanella
Dom Bosco, nosso pai e mestre, cativou e auxiliou muitos homens e mulheres na descoberta  e vivência de suas vocações através do carisma de sua Congregação Salesiana.  Dentre estes muitos seguidores de sua obra, destacamos Luís Guanella, o qual foi declarado pelo Papa Paulo VI venerável em 6 de abril de 1962 e beatificado em 25 de outubro de 1964. Foi canonizado pelo atual Papa Bento XVI em 23 de outubro de 2011.
 
Então, quem foi Luís Guanella?
Nasceu em Fraciscio di Campodolcino em Val San Giacomo, na província de Sondrio, Itália, no dia 19 de dezembro de 1842. Possuía um caráter forte, no qual a firmeza, temperança e espírito de sacrifício eram marcas de destaque. Ainda mais era possuidor de uma forte fé, enriquecida e alimentada pela piedade popular adquirida na convivência com os pobres e povo simples. Fez seus estudos no Colégio Gallio de Como e em vários seminários diocesanos.
No ano de 1866 foi ordenado sacerdote e, em seguida, nomeado pároco de Savogno. Tinha muita dedicação para com os jovens, preocupando-se em educá-los e revitalizar a Ação Católica. Ao conhecer Dom Bosco e, encantado por seu carisma, tentou abrir um colégio para jovens, no entanto não obteve êxito, o quê motivou a tornar-se um salesiano, optando por ficar com Dom Bosco, em 1875.  Foi responsável pelo Oratório São Luís, em Turim, e em pouco tempo nomeado diretor do Colégio Dupraz, em Trinità (Cuneo).
No entanto, ficou na Congregação Salesiana por apenas 3 (três) anos, uma vez que o bispo o convocou de volta a diocese. Teve como missão a direção de um asilo de idosos pobres, no qual encontrou um grupo de Ursulinas, o qual organizou em uma Congregação, denominada de Filhas de Santa Maria da Providência. Esta congregação tinha como missão apostólica a educação dos jovens, preferencialmente os mais pobres e marginalizados, a assistência dos doentes mentais e ao acompanhamento e a manutenção dos idosos abandonados.

Ressalte-se que, a referida Congregação teve com uma de suas integrantes a Madre Clélia Merloni, que após uma experiência com Luís Guanella, resolve sair e fundar o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.
Apoiado pelo bispo fundou o ramo masculino de sua Congregação com a denominação de Servos da Caridade, possuindo a mesma missão apostólica do grupo feminino.
A predileção pelos jovens não foi a única coisa que aprendera com Dom Bosco, mas também a obediência a seus superiores, que proporcionou uma obediência firme a seu bispo, mesmo no sofrimento e incompreensão.
Opera Don Guanella 

Faleceu em Como, Itália, no dia 24 de outubro de 1915.


Fontes bibliográficas:
·     DAL COVOLO, Enrico – Santos na Família Salesiana/ Enrico Dal Covolo, Giorgio Mocci; tradução Hilário Moser. São Paulo: Editora Salesiana, 2008.






José Lopes Lima Júnior
Ex-aluno do Colégio Salesiano Dom Lustosa 
(Fortaleza – CE) e, atualmente 
noviço salesiano em Curitiba (PR).

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...