sexta-feira, 23 de novembro de 2012

O ano de 1857 na vida da Beata Madalena Morano




Neste ano aconteceram três fatos muito importantes na vida da Beata, dos quais ela se recordou durante toda a vida e, talvez, esses fatos marcaram sua vocação e sua maneira de trabalhar em prol dos mais necessitados.
Primeiramente, após a morte de seu pai e sua irmã, Madalena teve de ajudar a mãe nos afazeres da tecelagem. Todo fim de mês elas iam até a cidade para entregar as encomendas aos fregueses e, ao mesmo tempo, comprar mais materiais para que pudessem continuar seus trabalhos. No fim do mês de março, enquanto voltavam da cidade, foram surpreendidas por dois bandidos que roubaram as sacolas de sua mãe. Madalena então rogou a São José para que nada de mal acontecesse com sua mãe. Foi então que surgiu um robusto homem, trajado com roupas de carpinteiro, que rapidamente espantou os bandidos. Esse homem acompanhou-as até o pequeno vilarejo onde moravam e, quando as duas se voltaram para lhe agradecer tamanha generosidade, ele desapareceu.
Outro fato de grande importância foi a sua Primeira Comunhão. Alguns dias depois do assalto e, segundo Madalena, a “aparição de São José”, exatamente no dia 12 de abril, dia da Ressureição do Senhor (Páscoa), a pequena Madalena Morano recebe a sua Primeira Comunhão. Fato muito importante para sua vida, pois foi neste dia que ela disse que seria “toda do Senhor”. Muitas irmãs que conviveram com ela dizem do quanto Madalena dizia da sua primeira comunhão e o quanto ela se alegrava somente em recordar esse acontecimento em sua vida.

Por fim, em outubro deste mesmo ano, Madalena vê uma pessoa que, segundo ela, lhe orientaria por toda a vida. No dia 11 de outubro, os meninos de Dom Bosco terminavam seu passeio de outono pelas vilas de Monferrato, passando pelo vilarejo onde a família Morano residia. A pequena Madalena e seu irmão Pedro subiram em uma árvore para poder ver e ouvir a banda musical dos jovens de Dom Bosco. De cima da árvore ela viu um padre muito alegre e bondoso. Nem pensava que 21 anos mais tarde esse padre seria seu orientador de maneira definitiva.
Madalena Morano consagra-se a Deus como irmã salesiana em 1880, comprometida com votos perpétuos. Dedica toda a sua vida para a expansão das obras salesianas na Sicília. No dia 26 de março de 1908, com 60 anos, Madre Madalena Morano morre em Catânia, após muito sofrer com uma grave doença.



Teylor Balboeno de Carli, 
noviço salesiano da 
Inspetoria São Pio X, sul do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...