segunda-feira, 6 de maio de 2013

São Domingos Sávio




Hoje, nossa Família Salesiana está em festa, pois comemoramos nosso Domingos Sávio, o Pequeno Gigante, como o definiu o Papa Pio XI, quando de sua canonização.
Então, quem foi este santo salesiano? Modelo da Santidade Juvenil Salesiana.
Domingos nasceu no dia 2 de abril de 1842 em Giovanni di Riva, próximo a Chieri, pertencente à província de Turim, Itália. Membro de uma família pobre em bens materiais, haja vista seu pai, Carlos Sávio, exercer a função de ferreiro e, sua mãe, Brígida ser costureira, além dos afazeres domésticos, contudo rica em fé, alegria e harmonia.
Desde muito cedo, encantava a todos com sua maturidade humana e cristã, demonstrada por inúmeros fatos, entre eles: aguardava o padre fora da igreja para auxiliá-lo na missa, mesmo nos dias mais frios e nevados.
Foi admitido à primeira comunhão com 7 (sete) anos de idade, havendo traçado um projeto de vida, resumido em quatro pontos: “Farei a confissão muitas vezes e comungarei sempre que o confessor permitir. Quero santificar os domingos e dias santos. Meus amigos serão Jesus e Maria. Antes morrer que pecar”.
Quando contava com 12 (doze) anos de idade, ocorreu o seu encontro com Dom Bosco, o qual mudaria sua vida, uma vez que lhe pediu para que o aceitasse no Oratório de Valdocco, a fim de continuar seus estudos e vir a ser padre. Segue trecho do diálogo entre eles:
“Então, que lhe parece? Leva-me para Turim, para eu poder estudar?
- Parece-me que o tecido é bom.
- E para que pode servir este tecido?
- Para fazer um belo terno para oferecer ao Senhor.
- Por conseguinte, se eu sou o tecido, seja Vossa Reverendíssima o alfaiate; leve-me consigo e faça um belo terno para Nosso Senhor.”
Após ser acolhido no Oratório, pediu a Dom Bosco que o ajudasse a ser santo. Tal decisão ocorreu após uma pregação, na qual o pregador afirmou três pontos: “é vontade de Deus que nos santifiquemos; é muito fácil conseguir este intento; terá um grande prêmio no céu quem conseguir tornar-se santo”.
Dentre as inúmeras virtudes de nosso Santo, temos: a alegria, humildade, serenidade, empenho no cumprimento de seus deveres de estudantes e servir aos outros, zelo para com os doentes, pacificador dos conflitos,...
Determinado no alcance de seu projeto de santidade, Domingos Sávio tinha uma intensa participação nos sacramentos (confissão e eucaristia) e uma forte devoção a Maria Santíssima.
Assim, no dia 8 de dezembro de 1854, o Papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição, que o fez se consagrar a Nossa Senhora, não deixando passar qualquer oportunidade para homenageá-la.
Em 1856, com um grupo de colegas oratorianos, entre eles, Miguel Rua (primeiro sucessor de Dom Bosco), organizou uma companhia, que foi denominada Companhia da Imaculada Conceição, que tinha com objetivo principal atrair sobre os sócios a proteção de Maria Mãe de Deus, durante todas suas vidas até suas mortes.
Vejamos algumas observações de Mamãe Margarida a Dom Bosco acerca de nosso Domingos: “Você tem muitos meninos bons, mas ninguém supera o belo coração e a bela alma de Domingos Sávio. Eu sempre o vejo rezar. Fica na igreja mesmo depois dos outros. Todo dia ele deixa um pouco o recreio para fazer uma visita ao Santíssimo Sacramento. Na igreja se comporta como um anjo no paraíso.”
Enfim, no dia 9 (nove) de março de 1857, com apenas 15 (quinze) anos incompletos, o nosso bom Domingos Sávio voltou à casa do Pai, acometido de uma tosse gravíssima. Morreu entre os seus familiares.
Dom Bosco escreveu sua biografia, que sempre o fazia chorar, quando a relia.
Seus restos mortais se encontram na Basílica dedicada a Nossa Senhora Auxiliadora em Turim.
Sua beatificação ocorreu no dia 5 (cinco) de março de 1950 e sua canonização no dia 12  (doze) de junho de 1954, pelo então Papa Pio XI, sendo sua festa litúrgica comemorada no dia de hoje, 6 (seis) de maio.
É considerado padroeiro das mulheres gestantes.
A única Basílica dedicada a São Domingos Sávio se encontra na cidade de Lecce, no sul da Itália, administrada pelos salesianos de Dom Bosco.
A vida de São Domingos Sávio adquiriu maior sucesso e importância na história da Família Salesiana e da Igreja, pela qualidade moral e espiritual de nosso jovem santo, como também pela dinâmica entre ele e a condução de seu grande mestre, Dom Bosco.

Fontes bibliográficas:
DAL COVOLO, Enrico; MOCCI, Giorgio; traduzido por Dom Hilário Moser (SDB). Santos na Família Salesiana. São Paulo: Editora Salesiana. 2007. P. 18/19.
BOSCO, João; traduzido por Basílio Gonçalves. Dom Bosco: Vidas de Jovens. Brasília: Editora Dom Bosco. 1ª ed. 2013.

José Lopes Lima Júnior
Pós-noviço salesiano de Dom Bosco (1º ano)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário...